Lab Translabpoéticascinemas trans labs poéticas de fluxus cinemas fluxuz o lab de transcinemas


O Lab Transcinemas é o espaço em construção que visa experimentar novas formas de criação, produção e difusão de transcinemas .


A idéia é estimular a construção coletiva de processos estéticos hibridos entre midias com o objetivo de criar formas de espacialidade e interação entre publico, artistas e obras, através de continuas recriações dos materias compartilhados e criados conjuntamente.


Da tela ao espaço urbano, do cinema a instalação, da musica a cyber literatura, da fotografia ao loop eletrônico, do vídeo a poesia sonora, da mídia ao corpo No mixer de variadas linguagens, - texto, imagem, som, vídeo, foto, arquitetura, teatro, artes plástica, performance. O Transcima se converte nesse espaço virtual destas relações de tradução, agenciamento, conexão , de uma linguagem a outra, de uma pessoa a outra, de um fluxo ao outro. Arquitetura de informação, geografia hiper-midiática, territórios cinemáticos em movimento.


O Lab propõe desconstruir o dispositivo convencional do cinema preso a narratividade e a representação realista para estimular a apropriação inventiva de novas formas de cinema, misturando cinema eletrônico, cinema live, hiper-narrativas, interatividade, instalação, tecnologias portáteis, web arte.


Compor com os participantes uma plataforma multi-mídia para criação audiovisual explorando diversos processos de convergêngias entre suporte e linguagens.


Todo material de criação do lab integram um acervo comum a ser constantemente alimentado e transformado pelo grupo, disponível coletivamente com imagens, sons, textos, musicas, para o grupo realizar novos roteiros de criação, montagem de novas versões do material , composto uma memória eletrônica aberta.

A dimensão do Transcinemas será trabalhada como um campo de convergência entre linguagens e suportes/ espaço fluxo em continua tradução poética de um meio no outro/ corpo e pensamento, espaço e obra constituindo um platô experimental para poéticas de fluxus.

O Transcinema é uma máquina abstrata de poéticas de fluxus, máquina sintetizadora de processos subjetivos de imagem e som em movimento. Máquina estética geradora de cinemáticas, de sonoridades e plásticas, de ritmos, gráfias, patcwork, improvisações, momentos frames. Máquinas de música e corpos nômades em cidades invisíveis.

A idéia do filme não está mais presa ao acabado, segmentada na planificação da produção. Todas as etapas se inter-cruzam no fluxo fílmico sem a especificidade de um código/matriz decodificadora. Idéia, pesquisa, roteiro, produção, montagem, difusão são constantes virtuais do processo de criação, não mais separadas. O filme passa a ser a memória em movimento de seu fluxu combinatório, o espaço em expansão, o corpo em extensão.

O transcinema rompe com a necessidade de uma supremacia da imagética enquanto Tempo e significado narrativo para construir atmosfera sonoras próprias, cinestesicas, cinemáticas em que a imagem é mais um acorde dissonante que não serve de referencia ao som mas de plano de composição sensorial.

O cinema supra-sensorial, cinestesico é sobretudo essa pele dupla entre eu e o outro, deslocado na fronteira do corpo com o espaço, “ a menbrana que toca e é tocada”. A pele é esta face de outra tecnologia, mais imaterial, transferidas poéticamente as sensações das coisas.

No transcinema o cinema passa a ser um dos índices de singularização de sua multiplicidade estéticas. O transcinema é o índice de uma zona não determina, espaço som, vídeo, material intercambiável, arquitetura da informação .

movimento/ Zonas de conexões e roteiros virtuais

A proposta desse movimento/   é construir uma plataforma de transcinemas na internet / integrando rede de pesquisa e criação através de um bancos de dados( memória eletrônica em movimento no fluxu hibrido informacional )., 

Zona de conexão e difusão 

um ‘platô’/ zona de ação de transcinemas poéticas de fluxus , Utilizando o espaço como plataforma de intervenção e de interface de múltiplas linguagens e ações. Atualizar o virtual e virtualizar o atual, estabelecendo possíveis, projetando o campo virtual sobre o lugar de novas relações processuais no espaço presencial . 

As possibilidades do uso dos múltiplos espaços como ‘suporte’ de uma poética expandida faz com que a obra possa ser uma eterna conjugação de momentos estéticos, jatos, pixel, imediatos, disponíveis,transmissíveis,simultaneamente, processo e obra de uma memória virtual em transformação. A cidade, a internet, a instalação, as telas moveis/ servem como suporte móvel para uma arquitetura da informação, diagrama de difusão e interação entre signos, suportes, assicronicamentes incidindo sobre outro contexto.

A obra como momento instantâneo, trajetória , memória, mapas de intensidades , ponto de conexão/participação, de distribuição, de intervenção, o espaço de n-dimensão e direções. 

O mapa virtual é a dimensão do locais transportáveis, o diagrama transformacional, rizoma semiótico das relações de convergência e pontos de fugas. 

O espaço em seu múltiplo uso enquanto espaço liso é o ultrapassamento da construção arquitetônica para essa conjunção de uma arquitetura de mídia, de interface. A arquitetura de opacidades e ocupação.

, micro-filmess, fluxus


conectes



se movimento sugere um rotteiro virtual, escritura partitura de um filme inacabado sempre refilmado e re-escritoIROSFLUX(Z- INSTANTES FILMES ROTEIROS SONSFCLEUNA KAOS (Z-9)Z-FRAG

ROTEIROS FLUXUS (Z-9) INTEGRA O LAB DE TRANSCINEMAS COMO ESPAÇO VIRTUAL PARA CRIAÇÃO DE INSTANTESFILMES ECONSTRUÇÃO DE ROTEIROS EM REDE,HIPERFICÇÕES , FLUXU INTERFERÊNCIAS LABIRINTICAMENTE COMBINADAS E TRANSFORMADAS. SEQ/CENAS, FRAMES,PIXEL, HIPERTEXTOS,DERIVAS, MAPAS, FALAS, SAMPLE DE SOM IMAGEM FRAG 903M3944M2402M-QDMD-03432EKWMD SF0EWRMWE-03043KMEDW -0QWEDN3W-QEPSM.filmes sonoros

FILMES SONOROS
FILMADOS SEM VER

UM FRAME DE SEGUNDOS, INSTANTES FILMES

PARA VOZES, POEMAS SONOROS

“EU SOU O PERSONAGEM IMAGINÁRIO DO FILME,
O BANDIDO DA LUZ. NA REALIDADE, SOU A FICÇÃO INVENTADA.”

“ E OS NOMES SÃO SONS.”

“CYBERIAS, CIDADES IMAGINADAS.”

“AS IMAGEM ATACAM”.

“Ficções”, “AFRYCAS CYBERIAS. FICÇOES. KYNEMAS”

“AS CENAS SÃO ALHURES” “ ACHADOS ROUBADOS” “DESLOCADAS”

“OUÇA OS SONS SALTAM” “CONTRA O SOL” “O OLHAR DISPARA”

“KYNOSONOROS FILMADO SEM VER.”
“DZIGA OITICICA.”

“RIVER RIVERUNN RIVERÃO
UM FLUXO, UM CONTINUN”..

“ ATACO ALTO SURJO DISPARO
NUM SALTO SEM ESPAÇO RAJADAS DE SONS
ANARCOCR
OMATICOS”
ESPALAHADOS NA REDE DE CONEXãOVOZES DUPLAS, POEMAS SONOROS 09222
“ afrykas cyberais o mergulho do corpo”

“ meu invento de vibração”

“ o mergulho em um espaço aberto”

“agitações de formas puramente abstratas”

“ nos levando de súbito em um oceano.”

“estamos em espaços esféricos ”

“ ver através ouvir através”

“ crio seqüências series planos campos sonoros ”

“você encontra cenas alhures”

“são visões sons pedaços de filmes diferentes” “fragmentos e vozes.”

“ mas nesta ordem o filme é apenas um instante entre muitos possíveis.”

“ são fragmentos , pedaços, partes, planos, matérias, materiais, fluxos.”

“ a abstração é ver através de um filtro.”

“ o som sonoriza o campo da visão”

“ um fio que se deslinha em muitas linhas, desfiando o entorno”

“ transbordando o que separa o visto da visão”

“ fora quadro para dentro da paisagem”

“ além do anteparo do mundo, da janela que separa a visão.”

“ dia z há qualquer hora as rotas se cruzam ao sul
no extremo sol translamos os trópicos
ganhamos as velocidades”

“ frase fragmento. Invento”

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

roteiro LaB

Lab Transmidias

FML

Roteiro lab transcinema

Primeiro dia

Apresentação da proposta

Criar um conectivo de TransCinemas Um campo experimental aberto a preposições, situações, ações, agenciamentos.

que tipo de ações? Que linguagens? Que modos subjetivos? Que interfaces?Qual rede se forma aqui? O que vcs estão pesquisando fazendo?Que tipo roteiros podemos colocar em movimento?

O que temos disponível como plataforma?

Uma TV Live estream Um blog ... Um canal do Youtube... Twitter...

Como expandir essa plataforma? Quais maquinas? Quais interfaces?

Elaboramos um roteiro inicial para estimular a formação dessa Taz de Transcinemas/

Usar o fml como tema, A midia, a transmidia...? a cidade? O contemporâneo? Nossa memória ? nossos acervos? Nossas pesquisas?A informação. A linguagem. A música. A imagem. O vídeo. A comunicação, a conexão.

O que surge dessa rede?

Que tipo de acontecimentos podemos provocar com esse coletivo temporário?

Exercício 1

Espaço de imersão...Projeção som....

Criar um cápsulas cromáticas/ sonoras/ textuais...

quarks, fragmentos rítmicos, gráficos, cinematismos hibridos

para tal propomos a decomposição frag por frag , loop por loop,

de 3 experimentos híbridos que vamos apresentar a vcs,

e a partir dessa decomposição em elementos separados sugerimos a vcs integrar novos elementos

o que temos é uma partitura feita de Camadas combinatórias

um mixe de linguagens

Tx poesia sonora Som canção Frame Vídeo

( TX)

1 ,“Aqui.... Aqui... Aqui...disparo as horas, sou um instante qualquer, de um lagar qualquer/ aqui disparo as horas num salto sem espaço ataco alto sou o bandido da luz“

2, “ petróleo, sangre, petróleo, matas, crateras, mares, cidades, petróleo, petróleo, crateras,crateras, crateras, mares, cidades, mares, ciades,”

3, “ máquinas de sons” maquinas de maquinas de sons de som de sol maquinas de maquinas de maquinasáfricas áfricas dividas áfricas de som de sol maquinas hibrydas dividas maquinas de som tardagkdaifkvam’afab;cboadio;jvcm;abvcnas;

( poesia sonora)

XXXXX

( sons/ruídos)

YYYYYYYY

(vídeos frames)

NNNNNNNNNNN

fragmentamos os elementos e remontamos com novo sentido...

em outros 6 movimentos menores

e assim por diante...

subdividir o tempo, o loop de imagemsom

h k ii hh hj er vyy ggg eyu dka

DDD djj KD ndn app pd dn pdk 77 dan ADN

99 778 @@@ *** PPP %%% ^&**( )((*

$$$$$ $ $$ &&&& FGFG UUU dadn

^^^&^ +++++ YYYY RRTRTR (n 9 R

%%%% HHHH YUY VVV EW I((((((]

busca novos fragmentos partir desse para compor novas partículas

quarksss>>> são disparadas por personagens virtuais na rede....

Nenhum comentário: